quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Labirintite


Labirintite
Tontura, vertigem, zumbido,enjoo....?
Pode ser labirintite, mas...isso só o médico pode dizer.

A doença chamada popularmente de "labirintite" é um processo inflamatório que atinge o labirinto, também chamado de ouvido interno, órgão responsável pela audição, pelo equilíbrio e senso de direção. Está localizado no crânio, encrustado em um osso chamado temporal. Os sintomas mais comuns da labirintite são:tonturas, zumbido, desequilíbrio, vertigens, visão embaçada, movimentos involuntários dos olhos, sensação de ouvidos tampados, naúseas, ansiedade crônica e sensação de mal estar. Mas, também é possível haver a perda de audição no ouvido afetado, ataque de pânico, palpitação e até sintomas de depressão.

Como o labirinto se relaciona com diversas regiões do organismo - do sistema nervoso central ( cérebro e cerebelo) aos olhos, nervos dos tendões e músculos -qualquer alteração nessas partes do corpo pode provocar labirintite.

As inflamações mais comuns são causadas por vírus, como o da gripe, ou bactérias trazidas pela água que entra no ouvido: distúrbios no metabolismo como diabetes e hipotireoidismo, pressão alta e estresse, afirma Paulo Pontes, otorrinolaringologista da Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo ( Unifesp). Justamente por ter tantas possibilidades de origem, o diagnóstico da labirintite costuma dar bastante trabalho aos médicos. Outras causas possíveis são infecção das vias respiratórias, otite, sífilis e meningite.

Especialistas chamam a atenção para o estresse. Noite sem dormir, ansiedade, preocupações, angustias... tudo isso pode alavancar uma crise de labirintite.
Com cerca de 1 centimetro de diâmetro, o labirinto é fromado por uma série de pequenos ossos e membranas interligados no ouvido interno. Dentro deles circula um líquido cujo movimento regula a estabilidade do corpo. Assim, qualquer inflamação nessa região- o que caracteriza a labirintite - provoca tonturas, vertigem e mal-estar genereralizado.

Como é o tratamento da doença ?
Depois de diagnosticada, a doença pode ser tratada com medicamentos tomados via oral ou com exercicios feitos em casa, para reposicionar o labirinto.
Quais as consequencias da labirintite dos idosos?
Nos idosos uma consequencia grave são as quedas.Como eles tem uma estrutura fisica mais frágil, aumenta o risco de quebrar ossos.
Aprenda a controlar a doença
1- Procure eliminar o cigarro, a cafeína e o álcool.
2. Não fique muito tempo em jejum. Então, cuidado com as dietas radicais. Alimente-se a cada tres horas.
3. Repouse, mas sem exageros. Caminhe meia hora por dia.
4. Evite os sucos de fruta industrializados.
5. Durante uma crise de tontura, não se deite, fique setado num local bem ventilado, de olhos abertos, olhando para um ponto fixo na parede. A labirintite não causa desmaios. Se ainda não estiver em tratamento procure um médico.
Como socorrer alguém com labirintite? Coloque-o sentando e nunca dê estimulante, como refrigerante e café, nem coloque sal debaixo da língua. Jamais dê qualquer medicamento que não tenha sido receitado para o tratamento da doença, pois isso pode prejudicar o doente. Se a crise persistir leve-o ao hospital.

Coluna SAUDE E BEM-ESTAR- Jornal do Senior -Associação dos Aposentados da Fundação CESP.

Nenhum comentário: