NOME POPULAR: Sangue de Dragão
NOME CIENTÍFICO: Croton lechleri
ORIGEM: Encontradas no Peru, Equador, Colômbia e Brasil.
DESCRIÇÃO DA PLANTA: “Sangue de Drago” (Croton lechleri) é uma árvore de porte médio a grande e pode alcançar até 20 metros de altura.
USO TRADICIONAL: O "sangue de drago" é usado por indígenas das florestas tropicais da América do Sul. A seiva vermelha é usada principalmente sobre feridas para estancar sangramentos, acelerar a cura e proteger de infecções. A seiva seca rapidamente e forma uma barreira como uma segunda pele. Outros usos indígenas incluem o tratamento de febres, infecções intestinais, sangramentos pós-parto e problemas da pele.
DESCRIÇÂO: Croton Lechleri / Croton urucurana - Sangre de grado - Dragoeiro é uma árvorre de tamanho médio a grande que cresce de 10-20 m. na região norte do Amazonas e na Amazônia Peruana, no Equador, e na Colômbia. Embora alta, o tronco é geralmente fino tem menos de 30 cm. de diâmetro e é coberto por casca lisa. Tem as folhas grandes e flores. Seu nome popular é sangre de grado, significa o "sangue do dragão", no Equador, chama-se Sangre de Drago.
A Seiva do Croton da Amazônia é extraída da árvore da floresta Amazônica Peruana conhecida como CROTON LECHLERI MUELL , as pesquisas comprovam seu poder: antioxídante, adstringente e rejuvenecedor, ativando o SISTEMA IMUNOLÓGICO. É também um tônico, cicatrizante, antiinflamatório, antitumores, germicida, bactericida, anti-fungos, anti-viral, etc.
A Seiva do Croton da Amazônia é um líquido da cor vermelha, é também conhecida como: Sangue de Drago, Sangue de Grado, Dragons Blood, Sangue de Draco, Sangue Dragon, Sangue de Dragão ou Sangue de Dragoeiro.
Na medicina popular tradicional é usado no tratamento de várias doenças, entre elas:
Candidíase, Cicatrizante natural, Corrimento Vaginal, Doenças do Pulmão, Gastrite , Câncer ( para uso externo e interno ), Infecções em Geral, Problemas osteo articulares, reumatismo e Ossos em Geral, Artrite, Artrose, Bursite, Úlcera na Boca, Garganta, nos Intestinos e no Estômago (Feridas Internas), Reforça o sistema imunológico após quimioterapia ou radioterapia, Fortalece os portadores de soro A positivo.
MODO DE USAR:
USO INTERNO:
  • Como antioxidante: tomar 3 gotas por dia, antes do café da manhã.
  • Em caso de problemas osteo-articulares, reumatismo, ossos em geral: tomar 5 gotas 3 vezes ao dia, antes das refeições.
  • Em caso de inflamações severas: tomar 15 gotas 3 vezes ao dia antes das refeições, até desaparecerem os sintomas.
USO EXTERNO:
  • Para passar sobre o ferimento: (spray: 10 gotas diluídas em 100ml de soro fisiológico) ou 4 gotas em meia xícara de água fria.
  • Para higiene íntima feminina: colocar 8 gotas em meia xícara com água fria e aplicar com algodão.
Havendo qualquer reação alérgica, suspenda o uso imediatamente e procure um médico.
Contra indicações: Gestantes e lactantes.

FONTE: Professor Fábián Lazslo